As Letras entre a Tradição e a Inovação – SOFIA MIGUENS

Sofia_Miguens

UMA IDEIA A RECUPERAR? A CONCEPÇÃO HUMBOLDTIANA DE UNIVERSIDADE E O CASO DA FILOSOFIA
Nesta comunicação considerarei o estado atual das humanidades e ciências sociais a partir de uma particular perspetiva: a ideia humboldtiana de universidade. Tomarei a filosofia como estudo de caso partindo de controvérsias recentes sobre o papel das humanidades na universidade.

NOT TOO OLD AN IDEA – THE HUMBOLDTIAN CONCEPTION OF THE UNIVERSITY AND THE CASE OF PHILOSOPHY
In this talk I will look upon the current state of the Humanities and Social Sciences from the viewpoint of the Humboldtian conception of the university. I will take Philosophy as a case study starting from recent controversies about the role of Humanities in universities.


É Professora no Departamento de Filosofia e Investigadora no Instituto de Filosofia. Neste centro de investigação criou em 2005 o MLAG (Mind, Language and Action Group), que dirige até hoje e que tem levado a cabo sucessivos projetos de investigação externamente financiados (FCT, BIAL, DAAD, CNRS) e albergado o trabalho de mestrandos, doutorandos e investigadores de pós-doutoramento. No Instituto de Filosofia é ainda a responsável pela coordenação dos grupos de investigação da área Modern and Contemporary Philosophy.
Foi visiting scholar na NYU – Nova Iorque (2000), no Instituto Jean Nicod, Paris (2007-2008). Foi Visiting Researcher na Universidade de Sydney – Austrália (2013). Em 2017 foi Visiting Professor em Amiens. Tem lecionado cursos e feito conferências em: Espanha, França, Alemanha, Áustria, Turquia, Suiça, Finlândia, Austrália, Polónia, entre outros países. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia. Foi Diretora do Departamento de Filosofia da FLUP e Diretora da licenciatura em Filosofia. É atualmente Diretora do Mestrado em Filosofia.

Deixar uma resposta