Conferência “Os estudos clássicos na primeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto”

Primeira FLUP

8 de outubro | FLUP – Sala de Reuniões I |17h00 | Entrada Livre

Conferência “Os estudos clássicos na primeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto”

Celebrando-se os cem anos da primeira Faculdade de Letras do Porto, cumpre assinalar o contributo da filologia clássica para a oferta formativa da nova instituição. Na verdade, os estudos clássicos não só constituíram uma das suas principais áreas de ensino e de pesquisa, como vieram a ganhar certa influência na sociedade portuense e a obter inegável impacto no posterior desenvolvimento da vida intelectual, dentro e fora do país. Que o primeiro licenciado e o primeiro doutorado da FLUP tenham sido estudantes da secção de Filologia Clássica parece já indiciar o relevo que a secção granjeou na organização da nova faculdade.
Considerando os dados relativos a inscrições de alunos, horários, elencos de disciplinas, estrutura curricular dos cursos, pontos de exames, bem assim a formação e os interesses dos professores, a natureza e conteúdo do fundo primitivo da biblioteca da faculdade, procuraremos apresentar as características e orientações do ensino praticado, para as confrontar com as tendências contemporâneas, em voga nos estudos clássicos, tanto em Portugal como na Europa.
De entre os membros do corpo docente da primeira FLUP, distinguiremos naturalmente os professores da secção de filologia clássica, Urbano Canuto Soares e Francisco Torrinha, mas também aqueles que se dedicaram ao estudo da Antiguidade, como Ângelo Ribeiro ou Francisco Newton de Macedo. Por fim, assinalaremos a influência de mestres e de antigos alunos da secção de Filologia Clássica da FLUP observando o percurso e os trabalhos realizados no Brasil por Urbano Canuto Soares e Agostinho da Silva.

  • Oradores

Belmiro Pereira – Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos

Marta Várzeas – Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos


Conferência “Os estudos clássicos na primeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto” – fotografias do evento

Deixar uma resposta