Conferências do 19 (junho)

conf19_junho

Conferências do 19 (junho)

19 de junho | Casa Comum – Reitoria da U.Porto | 18h00-19h00 | Entrada Livre

Duma Filosofia da liberdade a uma Pedagogia da Liberdade: Leonardo Coimbra e a ideia fundadora inicial da Faculdade de Letras do Porto

A génese do pensamento de Leonardo Coimbra não pode ser compreendida fora do clima de Positivismo de seu tempo, ao qual opõe uma “filosofia madrugante”, “autêntico pensamento” (Santana Dionísio). António Quadros caracteriza este pensamento, desde o começo, como um “pensamento ascensional” e uma Filosofia da Liberdade.
No centro do seu percurso há uma visão antropológica e a sua pedagogia parte da sua filosofia criacionista que ultrapassa quer o materialismo, quer o formalismo.
A multímoda actividade profissional militante de Leonardo como Mestre desenvolve-se entre 1911 e 1936, data da sua morte, com diferentes batalhas. A Fundação da Faculdade de Letras em 1919 foi um marco da sua coerência de pensador e homem de acção, cuja mais alta preocupação, no dizer de Álvaro Ribeiro, foi dotar a cultura portuguesa de um ensino superior de Filosofia, que não encontrava nem em Lisboa nem em Coimbra.

  • Conferencista

Arnaldo Cardoso de Pinho – Professor Aposentado da Universidade Católica

  • Moderadora

Maria Celeste Natário – Professora do Departamento de Filosofia da FLUP

Conferências do 19 – junho (fotografias)

Deixar uma resposta