Apresentação

Perfil do Departamento de Estudos Germanísticos

Os cursos em que os Docentes do Departamento de Estudos Germanísticos estão implicados transmitem competências nucleares orientadas para profissões  do âmbito da mediação cultural e da linguística.

Os finalistas dos cursos encontram-se especialmente habilitados para o exercício de profissões de grande importância no atual contexto europeu. A pluralidade de perspetivas e o enfoque intercultural adotados devem permitir aos Estudantes não só tornarem-se ativos, de forma independente e criativa, em diferentes áreas  da cultura (das culturas do quotidiano às culturas do saber), mas também transmitirem de forma competente os seus saberes específicos.

O espectro das atividades que se lhes abrem é amplo, com profissões  na área dos media, das organizações internacionais e das instituições científicas, onde exerçam funções como analistas culturais e linguísticos, redatores, tradutores, mediadores de língua e cultura, leitores e professores.

No DEG é especialmente valorizada uma ligação estreita entre docência e investigação, integrando os seus Docentes diversos centros de investigação articulados em redes interuniversitárias nacionais e internacionais, tais como o CLUP (Centro da Linguística da Universidade do Porto), European Master’s in Translation (EMT), o CLC e o CIC.