SEI -Sociedade, Escola e Investigação (Ed.1617)

Tema
2016 foi proclamado Ano Internacional para o Entendimento Global (IYGU – International Year of Global Understanding), sob o lema “construir pontes entre o pensamento global e a ação local”.
No essencial, trata-se de promover projetos locais (relacionados com a natureza, cultura, economia, etc) com impacte global, tendo no horizonte objetivos de entendimento, equilíbrio e sustentabilidade na vida dos povos.
Dando seguimento ao projeto iniciado no ano letivo anterior, o Mestrado em Ensino da Geografia da UP concretiza agora novo desafio técnico e científico de base geográfica mas agora ancorado na promoção do território local. Ou seja, se um dos desafios do IYGU se prende com as “Geografias que mudam – o alcance global das acções locais”, então o desenvolvimento do conhecimento, valorização e promoção de elementos da identidade e cultura local através do registo desses eventos através do Map Creator da Here  e do ArcGIS online constitui-se como a ponte necessária entre os alunos, a escola e o mundo.
Objetivos
Contribuir para a formação de cidadãos solidários;
Formular explicações geográficas globais a partir da observação local;
Valorizar a cultura e identidade local como suporte da consciência global;
Recolher, registar e promover eventos geográficos pertinentes para a promoção local;
Catalisar o conhecimento geográfico para o “entendimento global”
Fases do projeto
1ª fase – ESAE |out2016
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– motivação sobre a importância da valorização da identidade e cultura na construção dos equilíbrios e entendimentos em várias escalas;
– foi solicitado aos alunos que recolhessem textos, imagens e/ou sons de elementos geográficos que lhes chamem a atenção na freguesia da escola, sem se esquecerem de identificar a fonte e/ou local da informação.
2ª fase – FLUP | nov2016
– formação sobre o Map Creator e criação de comunidades de trabalho, envolvendo docentes do MEG, jovens professores em formação do MEG e técnicos da Here;
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– organização de grupos de trabalhos com alunos do 10 ano da ESAH do AEAH e formação em Wikiloc.
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3ª fase – FLUP | dez2016
– apreciação e discussão tendo por base os elementos recolhidos e registados pelos alunos;
– visualização e experimentação de outras ferramentas, além do Map Creator, que podem ser utilizadas para a produção de materais promocionais da cidade, i.e., primeiro ensaio para a organização da informação tendo em vista a produção final de um recurso publicitário;
– depois desta primeira abordagem ao produto final que se deseja com este projeto, os alunos serão chamados e prestar ainda mais atenção à sua freguesia durante as férias do Natal, aproveitando para fazer uma recolha de textos, imagens e sons, de forma mais assertiva.
4ª fase – FLUP | jan_fev2017
– produção de folhetos e vídeos promocionais da freguesia com base nos materiais recolhidos pelos alunos.
5ª fase – ESAH ou FLUP | mar_abr2017
– encontro com autarcas e especialistas (autores de monografias, técnicos da Here, etc) – debate informal em torno dos materiais produzidos pelos alunos;
– acerto de materiais e recursos em função dos encontros anteriores;
– exibição dos resultados prévios na Mostra UP.
6ª fase – Biblioteca Almeida Garrett | 3_4 mai 2017
– apresentação e exibição pública dos resultados finais.