Conferências do 19 (abril)

conferencia_abril

Conferências do 19 – abril

23 de abril | Auditório da Biblioteca Pública Municipal do Porto | 18h00-19h00 | Entrada Livre

A Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1919-1931): a herança da Geografia ratzeliana

Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fundada em 1919, o ensino repartia-se entre cinco grupos de disciplinas: as ciências filosóficas, as filologias clássica, românica e germânica, e as ciências históricas e geográficas. Nestas últimas, ao longo da licenciatura, poucas eram as cadeiras de Geografia, testemunhando um claro papel de dependência em relação ao ensino da História. No currículo geográfico, a este quadro se somava a presença de várias matérias lecionadas na Faculdade de Ciências, como a Mineralogia, a Geologia, a Topografia e a Cartografia. Sendo o ensino, a principal saída profissional dos licenciados em Letras, esses conhecimentos revelavam-se essenciais no cumprimento dos programas obrigatórios de Geografia, no ensino primário e secundário.
Entre os docentes da Faculdade de Ciências se procurou o coordenador dos temas geográficos, A.A. Mendes Corrêa (1888-1960), médico e antropólogo, a quem foi atribuído o grau de Doutor em Ciências Geográficas, em 1925. A este professor se juntaram o jurista e historiador Artur de Magalhães Basto (1894-1960) e o historiador Torquato de Sousa Soares (1903-1988), no ensino das disciplinas de Geografia Geral, Física, Política e Económica, de Portugal e Colónias, de Etnologia e de Antropogeografia, até ao encerramento da Faculdade de Letras, em 1931. Muito escassa foi a produção científica no campo da Geografia, desenvolvida e publicada por estes prolíficos autores.
A partir da documentação de arquivo, das obras de referência e estudos sobre a Universidade do Porto e, particularmente, do “Fundo Primitivo” da Biblioteca da FLUP, serão reconstituídas as diversas etapas da Geografia na efémera primeira Faculdade de Letras do Porto, comparando-as com o ocorrido nas Universidades de Coimbra e de Lisboa, enquadrando os aspetos teóricos e metodológicos das matérias lecionadas, nas correntes do pensamento geográfico internacional.

  • Conferencista

João Carlos GarciaProfessor do Departamento de Geografia da FLUP

  • Moderador/Comentador

José Ramiro Pimenta Professor do Departamento de Geografia da FLUP

Conferências do 19 – abril (fotografias)

Deixar uma resposta